19º Brasileiro de HPE conhece seu campeão na última regata

Foram quatro dias de competição na raia do Canal de São Sebastião, em Ilhabela, e nada menos do que dez regatas extremamente disputadas pelas 17 equipes e mais de 70 atletas de todas as flotilhas regionais. Representantes da Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e as flotilhas paulistas da Guarapiranga e de Ilhabela encontraram dias de sol, calor e vento.

“Tivemos dias de condições variadas, ventos fortes, fracos, vento sul, leste, o que exigiu muito das tripulações e também mostrou o nível de competitividade da classe. Importante ressaltar a participação das flotilhas de todo o Brasil, o que nos deixa felizes, como Classe e tenho certeza de que tivemos um campeonato muito significativo”, comenta o presidente da Classe HPE25, Luis Fernando Staub, que é também comandantes do veleiro Espetáculo II.

O Espetáculo II foi o segundo colocado geral no campeonato, com 29 pontos acumulados nas 10 regatas, já considerado o descarte da pior colocação.

Para Robert Scheidt, que comandou o veleiro Quantum e terminou o campeonato na terceira colocação, com 31 pontos, “foi ótimo ter voltado a velejar na HPE25 e a classe mais uma vez mostrou sua força. Acho que o resultado final premiou com justiça as duas equipes que mais se destacaram em um campeonato muito disputado”.

Foi um campeonato de nível técnico muito alto decidido apenas na última regata, que foi adrenalina pura, já que precisávamos chegar à frente do Espetáculo II, que anda muito bem. Não foi fácil, mas ao fim conquistamos nosso quinto Campeonato Brasileiro”, resume Breno Chvaicer, comandante do Ginga, que com  27 pontos foi o vencedor da edição 2024.

Na categoria Owner Driver, a terceira colocação foi do Relaxa, de Arthur Vasconcelos, com 35 pontos: “É sempre assim, quando o campeonato está terminando é que a gente pega o jeito”, brinca Arthur. “Mas falando sério, um campeonato da altíssimo nível. Nós que tivemos alguma irregularidade no início, mas fomos melhorando ao decorrer da competição, estamos bastante felizes com as colocações”. Além de terceiro na Owner Driver, o Relaxa foi o sexto geral.

A segunda colocação na categoria foi do Pé de Vento, de Vasco Simões, com 25 pontos. “Foi um campeonato em que crescemos muito como equipe. Regatas difíceis, nível altíssimo de competição, mas terminamos satisfeitos e já com a equipe formada para o próximo”, brinca Vasco.

Com 18 pontos acumulados, o Espetáculo II, de Luis Fernando Staub foi o vencedor da categoria Owner Driver.

Na categoria Sportsman a primeira colocação ficou com o Ah Muleque, de Ricardo Ricardi, com 15 pontos: “Tem que comemorar né? E um campeonato de nível técnico muito alto, conseguimos manter uma regularidade em regatas bastente disputadas e terminamos muito satisfeitos”.

Marcio Cruz, comandante do Gurupés Sailing Team, ressalta que “o campeonato foi ótimo. Ótima recepção, camaradagem e respeito na água, e estar velejando entre amigos é o que nos move. Estamos contentes com a nossa colocação e já aguardando para saber quando será o próximo”. A equipe da Bahia foi a segunda colocada na categoria Sportsman, com 18 pontos.

Em terceiro, na mesma categoria, com 18 pontos também, o Jolly Roger, de Fabio Bodra.

O 19º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 terminou neste domingo, 1 de setembro, com a premiação geral no Yacht Club de Ilhabela.

O Campeonato teve organização da Classe HPE25 em parceria com o Yacht Club de Ilhabela e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Resultados Geral e Categorias

Vejas as fotos do dia aqui