Brasileiro 2023 termina com vitória do Sexi
Após 6 regatas disputadas em quatro dias, o 18º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 terminou neste domingo, com a vitória do Sexi, de Andreas Mirow, que somou 16 pontos, apenas um a mais do que o segundo-colocado, o Saci/PGL, de Fabio Cotrim. Na terceira colocação, com 18 pontos, o espetáculo, de Luís Fernando Staub. Todos na categoria geral.
“O campeonato foi muito difícil e um dos desafios que tivemos foi que nunca tínhamos velejados juntos. Acreditamos que se a gente juntasse um barco bom, velas boas e uma boa tripulação as coisas poderiam dar certo, como realmente aconteceu. Mas de fato os concorrentes foram muito fortes, regatas muito difíceis de se vencer, tanto que a diferença de pontos entre os três primeiros foi mínima. Acho que tudo isso nos trouxe mais orgulho do que conseguimos fazer”, comenta o comandante do Sexi, Andreas Mirow.
Ainda na geral, na quarta e quinta colocações, respectivamente, o Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn (24 pontos) e o Ginga, de Breno Chvaicer, com 30.
Na categoria Silver, vitória do Conquest, de José Roberto de Jesus, com 50 pontos, seguido do Ah Muleque, de Ricardo Ricardi (54 pontos) e do Pé de Vento, de Vasco Simões (55), na terceira colocação.
Um troféu especial foi entregue às equipes Mussulo e Marilia por manterem o espírito HPE vivo, estas duas equipes vieram de Aratu – Bahia e Porto Alegre – Rio Grande do Sul, respectivamente, com seus barcos rebocados. Isso é HPE raiz!!!
“O alto nível de velejadores aqui do Rio de Janeiro é algo incrível”, comenta Beto de Jesus, comandante do Conquest. “O campeonato foi de alto nível técnico e a gente sempre aprende muito estando aqui. Tivemos alguns bons momentos, erros, mas o que vale é estar participando, é poder chegar aqui no Iate Clube do Rio de Janeiro, ser recebido desta forma fantástica por todos, participar das canoas, trocar experiências. Foi um campeonato excepcional e fico aqui torcendo para que no próximo ano a gente consiga realizar em Ilhabela, retribuindo toda essa receptividade aqui do Rio de Janeiro”, completa o ilhabelense Beto.
O o 18º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 foi sediado no Iate Clube do Rio de Janeiro e aconteceu entre os dias 16 e 19 de novembro, com a participação de 21 equipes do Rio, Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Confira os resultados finais do campeonato