Brasileiro 2024 começa com duas regatas em Ilhabela

Depois de uma semana de muito frio na região sudeste e uma expectativa de ventos gelados para o primeiro dia de competição do 19º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25, felizmente o que se viu na raia do Canal de São Sebastião foi uma tarde ensolarada, com ventos do quadrante leste moderados (na casa dos 1o a 12 nós) mas constantes, o que permitiu a realização de duas regatas bastante disputadas.

O dia começou com a reunião de comandantes no Yacht Club de Ilhabela onde comissão técnica e juria apresentaram os detalhes das regras do campeonato e esclareceram as dúvidas das equipes. Depois… depois água!

A primeira regata do dia teve a vitória do Espetáculo, de Luis Fernando Staub, seguido do Saci, de Fabio Cotrim e do Onda, de Eduardo Souza Ramos, na terceira colocação.

Na segunda regata a comissão técnica optou por colocar uma marca no meio da perna de contravento a fim de proporcionar mais opções táticas às equipes, até porque a posição do vento oscilara pouco.

A estratégia fez com que as equipes de fato adotassem novas táticas e esta segunda regata teve a vitória do Ginga, de Breno Chvaicer, com o Espetáculo chegando na segunda colocação. Em terceiro, na segunda regata do dia o time Quantum, capitaneado por Robert Scheidt.

Com isso o Espetáculo termina o primeiro dia na liderança, com 3 pontos, seguido do Ginga e do Quantum, ambos co 7 pontos, isso na categoria geral.

Na divisão Owner Driver, que são os barcos timoneados por seus proprietários, liderança também do Espetáculo, com o Onda na segunda colocação e o Saci em terceiro.

O 19º Campeonato da Classe HPE25 está apenas começando e a previsão é de realização de mais 8 regatas até domingo, 1 de setembro, quando serão conhecidos os campeões.

►►►Confira as fotos deste primeiro dia da competição aqui.