Dia de vento fraco permite apenas mais uma regata na Semana de Vela de Ilhabela
A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Monotipos, prosseguiu hoje com a realização apenas de uma única regata para a Classe HPE25 e ainda assim, com poucas equipes conseguindo cruzar a linha de chegada, em razão do vento que diminuiu muito até praticamente parar no Canal de São Sebastião.
A regata de hoje foi disputada na área norte do Canal, mais ou menos na área onde a competição aconteceu ontem, porém com ventos que mal chegavam a 5 nós na largada.
A primeira perna da regata até que teve segmento, com o vento fraco, mas constante. A partir da segunda perna, entretanto, o vento rondado exigiu táticas diferentes da flotilha, que se dividiu entre os que navegavam mais próximos à ilha e os que optaram por velejar mais junto ao continente.
A terceira perna da regata foi desta forma, ainda com a flotilha dividida e a condição de vento diminuindo cada vez mais.
Na última perna aí sim o vento praticamente parou de soprar.
Ainda assim, a equipe Crazy Phoenix, de Mário Lindenhayn, conquistou a vitória, chegando à frente do Barco Brasil Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas, que cruzou a linha de chegada logo atrás.
Na sequência ainda aproveitaram o pouco vento o pé de Vento, de Vasco Simões, (3º), o Inaê Jr. de Bayard Umbuzeiro Neto e o Relaxa de Arthur Vasconcellos, na 4ª e 5ª colocações, respectivamente.
O Revoada, sob o comando de Marcelo Bellotti, foi o sexto e último veleiro da flotilha a conseguir cruzar a linha de chegada.
Com isso e a pós três regatas válidas, a disputa no acumulado da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, conta com o Crazy Phoenix, em primeiro, com 12 pontos, o Revoada, com 14 em segundo, com 17, na terceira e quarta colocações, respectivamente, o Pé de Vento e o Barco Brasil Mussulo.
Confira os resultados (ainda provisórios, pois alguns protestos apresentados hoje serão julgados amanhã cedo):