Ilhabela Cup é aquecimento da Semana de Vela para a Classe HPE 25
22 de julho de 2018
Antes da estreia para valer, na quarta-feira (25), barcos correm Ilhabela Cup, segunda e terça-feira, como um treino de luxo para a competição oceânica
Ilhabela (SP) – A HPE 25, classe mais numerosa entre os barcos one design, corre a Ilhabela Cup, segunda e terça-feira, como aquecimento para as regatas da Semana de Vela (SVI), a partir de quarta-feira (25 a 28/7). A regata deste sábado (21), dia de abertura da competição, foi cancelada por segurança devido ao excesso de vento logo após a largada.
Entre os 18 barcos inscritos, o tetracampeão, Ginga, defende o título conquistado em 2017. A Comissão de Regatas (CR) considera incluir uma das provas da Ilhabela Cup no programa da Semana de Vela para compensar o cancelamento da Regata Renato Frankenthal. Dependendo dos ventos, devem ser disputadas de 8 a 10 regatas em quatro dias, com um descarte.
“A Frankenthal (regata de percurso) foi cancelada, mas faz parte do campeonato. Vamos esperar pelas provas barla-sota (entre boias) para iniciarmos a defesa do título. Sabemos que será difícil porque o nível da classe está elevado”, avalia o timoneiro do Ginga, Vicente Monteiro, natural de Ilhabela e exímio conhecedor das raias e do regime de ventos do Canal de São Sebastião.
A SVI tem na galeria dos campeões da HPE 25, o bicampeão olímpico Robert Scheidt como timoneiro do Atrevido em 2011, antes da hegemonia de Ginga e Bond Girl, que neste ano está fora da disputa. “Ilhabela é o lugar ideal para a classe, que possui melhor desempenho no popa e precisa de espaço na raia. Acho que Ginga e Fit to Fly Maserati vão duelar pelo título. Dom, Conquest e Aventura também são candidatos ao pódio”, prevê Fábio Bocciarelli comandante do Atrevido em 2011.
Neste ano, Bocciarelli estará na CR que cuidará exclusivamente na Classe HPE 25. Será um dos umpires (juízes embarcados em botes). Em 2017, o Conquest ecom evoluiu para chegar à quarta colocação. “Vamos aproveitar a Ilhabela Cup para fazermos os últimos ajustes no barco e tentarmos subir na classificação final. A tripulação que não estiver bem preparada não terá chances de bom resultado”, afirma João Paulo, tático do Conquest ecom.
Classe HPE 25 na SVI 2017 (dez regatas e um descarte)
1 – Ginga (Breno Chvaicer) – 18 pontos perdidos
2 – Fit to Fly (Henrique Haddad) – 33 pp
3 – Bond Girl (Rique Wanderley) – 37 pp
4 – Conquest (Marco Hidalgo) – 54 pp
5 – Dom (Pedro Lodovici) – 57 pp
Ary Pereira Jr – ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044