Saci é o Campeão Paulista 2022
Terminou na tarde de 10 de abril, na Represa de Guarapiranga, o 19º Campeonato Paulista da Classe HPE25, um dos mais disputados dos últimos anos.
Foram ao todo, oito regatas, que tiveram 5 vencedores diferentes, ao longo de dois finais de semana.
O primeiro proporcionou regatas com vento sul constante, já este segundo, teve condições mais duras. No sábado e domingo, recon em terra e na água e com muita dificuldade para a CR acertar a raia. Sábado, vento oeste, atípico na represa e domingo, proporcionou uma regata bem difícil e neste domingo, depois de muito esperar, novamente um sul bastante inconstante soprou na represa paulistana.
E o último dia foi do Saci, de Fabio Cotrim, Jorge Zarif, José Hackerott e Matheus Soares, que venceu as duas regatas, seguido do Crazy Phoenix, (Mario Lindenhayn, Eduardo e Fabio Melchert e Mauricio Prado) e do Rex by Takeashauer, de Marcos e Cassio Ashauer e Juan de La Fuente na primeira regata e com o Pé de Vento, de Vasco Simões, Henrique Wisniewski, Amauri Jr e Juninho de Jesus, e o Cabron (Demian Pons, Gabriel Silva, Ronyon Silva e Henrique Haddad), com segundos e terceiros na segunda regata do dia.
Com os resultados alternando regata a regata, foi apenas na última que as posições se definiram e o Saci conquistou o campeonato com 21 pontos acumulados, contra 29 do Cabron, o segundo, e 31 do Relaxa, de Arthur Vasconcelos, na terceira colocação geral (confira aqui os resultados completos).
“Dentro dos campeonatos regionais da classe, São Paulo tem um destaque não apenas por ter sido onde surgiu a HPE25, mas também porque realizou o primeiro campeonato estadual. Este mostrou a evolução dos velejadores, pois foi muito disputado, muito equilibrado, mostrando que a Guarapiranga é também um lugar muito divertido de velejar”, comenta Cassio Ashauer, presidente da HPE25 e que veio do Rio de Janeiro prestigiar o campeonato.
Para o comandante do time vencedor, Fabio Cotrim, “o HPE está ficando algo muito legal, pois estamos vendo esse movimento das equipes tentarem participar dos vários campeonatos. Estamos incentivando os comandantes a participarem das regatas em Ilhabela, agora, depois o Rio de Janeiro e o Brasileiro em Salvador”.
“Este paulista foi um campeonato muito disputado. No último dia sete barcos ainda tinham possibilidade de vitória e felizmente conseguimos os dois primeiros nas últimas regatas, com um trabalho muito forte da equipe para conseguir superar os demais”, finaliza Fabio Cotrim
“Foi realmente um campeonato muito forte. Um erro, por menor que seja fazia você perder muitas posições durante as regatas e isso se refletiu na alternância dos vencedores. Mas foi por isso mesmo um campeonato muito divertido” comenta Demian Pons, comandante do Cabron, segundo colocado geral, que assim como Pé de Vento, veio de Ilhabela.
O campeonato, que teve a participação de 12 barcos, teve o patrocínio Master da Quantum Sails, patrocínio da PGL, realização do Yacht Club Paulista e apoio do Yacht Club Santo Amaro e Angua.
Confira as galerias de foto da competição: