Tem início o 17º Campeonato Brasileiro nas águas da Bahia
Começou na tarde desta terça, 1 de novembro, na baía de Todos-os-Santos o tão aguardado primeiro Campeonato Brasileiro da Classe em águas nordestinas, com uma regata de abertura em homenagem à Marinha do Brasil e ao dia de Todos-os-Santos, que não conta pontos para a série principal do campeonato, mas foi importante para as equipes reconhecerem a raia.
22 equipes e quase 90 competidores da própria Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul vão disputar agora quatro dias de regatas, certamente emocionantes como foi a regata de abertura hoje.
E a vitória foi conquistada pela equipe de Ilhabela Ginga, do comandante Breno Chvaicer. Integrante da equipe, Vicente Monteiro comentou a satisfação de vencer a regata mesmo após terem largado escapados: “então, começamos um pouco desanimado, porque largamos escapados e, claro tivemos que relargar em último, mas fomos conquistando posições e isso foi importante para injetar um ânimo na tripulação. Foi só a primeira regata, em um lugar muito lindo, com ventos parecidos com o que temos em Ilhabela, então estão animados para realizar um bom campeonato”.
José Guilherme Caldas, comandando o Mussulo 25, que vem com uma tripulação 50% paulista e 50% baiana, ficou em segundo colocado na primeira regata.
Em terceiro, Lucas Mesquita, comandando a equipe Pânico, representando o o Rio Yacht Club.
E já que estamos na Bahia, o dia terminou em festa com a premiação e a confraternização de abertura no TENAB.
Amanhã, a partir das 13h, recomeçam as regatas, agora sim, contando pontos para a disputa do Brasileiro.
O 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE é uma realização do Aratu Iate Clube. Tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Dasa, Clínica Amo, Hospital da Bahia, Porto Salvador Marina, Magma Yachts, Quantum Sails e Z6 Náutica. Apoios FENEB e Marinha do Brasil.
Veja aqui todas as fotos do dia 1/11
Confira aqui os resultados da primeira regata: