Termina o 16º Campeonato Brasileiro da Classe HPE

Talvez perfeição seja um pouco de exagero para definir o que foi o 16º Campeonato Brasileiro da Classe HPE, mas que o evento que aconteceu em Ilhabela, nos últimos quatro dias, chegou perto, não dá para negar.

Dias perfeitos para velejar, ventos constantes em todos os quatro dias de competição, 17 equipes participantes, regatas de alto nível técnico e um aconchegante happy hour ao final de cada dia, com Chopp Madalena. Assim pode ser resumido o campeonato, sediado pelo Yacht Club de Ilhabela.

O campeonato terminou na tarde deste domingo, com as duas últimas regatas e, como era de se esperar, a equipe Phoenix, do comandante Eduardo Souza Ramos, consolidou sua liderança terminando a primeira regata do dia na primeira colocação e acumulando, ao todo, 7 pontos no campeonato. Mais do que suficiente para garantir a vitória geral. Tanto que a equipe optou por nem correr a segunda regata do dia.

O TakeAshauer, de Marcos Ashauer, em uma excelente campanha, conquistou o segundo lugar do campeonato, com 23 pontos acumulados.

“Se fosse fácil não ia ser tão gostoso. A gente foi crescendo durante o campeonato, começamos com um segundo lugar e terminamos o campeonato em segundo. Agradeço a toda a equipe  e estou muito feliz mesmo com esta colocação”, disse Marcos Ashauer, comandante do TakeAshauer.

Em terceiro lugar geral, o Pé de Vento, de Alexandre Paradeda.

Eduardo Souza Ramos ressaltou que a vitória representava uma “alegria gigante. Não imaginávamos que iríamos ganhar. Quatro dias de vento, sol, um paraíso total, um evento maravilhoso com um resultado igualmente maravilhoso. Agradeço a estes senhores que me carregaram nas costas”, comentou o comandante em relação a sua equipe.

O capitão da flotilha de Ilhabela, Demian Pons, comemorou o sucesso do evento: “Agradeço muito ao Yacht Club de Ilhabela, a todas as equipes que participaram do campeonato e aos apoiadores e patrocinadores, cujo incentivo foi fundamental para que tenhamos conseguido fazer um campeonato de alto nível”.

A cerimônia de premiação contou com participação do comandante do veleiro Takra, Eduardo D’Almeida, então campeão brasileiro, para entregar o troféu transitório ao vencedor desta 16ª edição:

“É uma honra fazer a passagem do troféu para uma equipe cujo comandante é um grande incentivador da vela e da classe HPE. Não pude competir, mas assisti as regatas e foram espetaculares. Um campeonato equilibrado, super disputado, realmente me sinto honrado em devolver este troféu ao Eduardo Souza Ramos, por tudo o que ele representa para a vela do Brasil”.

Nesse clima de saudável competição o 16º Campeonato Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 terminou neste domingo já deixando saudade

Na divisão silver  o Conquest, de Marco Hidalgo, foi o vencedor, terminando o campeonato com nove pontos acumulados. Em segundo, o Mussulo 25,  de José Guilherme Pereira Caldas, com 22 pontos. Com 24 pontos acumulados, o Ginga, de Breno Chvaicer, foi o terceiro colocado da Silver.

Vale lembrar que este Campeonato teve o patrocínio máster da Quantum Sails, patrocínios Alfa Instrumentos e PGL Logística, apoios Cervejaria Madalena, Allcatrazes e realização Yacht Club de Ilhabela e Prefeitura Municipal de Ilhabela.

Veja os resultados aqui.

Confira, abaixo, na galeria de fotos, as equipes que fizeram o 16º Campeonato Campeonato Brasileiro da Classe HPE25: