Vento inconstante exigiu paciência e habilidade no Brasileiro de HPE25
O segundo dia do 19º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 exigiu certa dose de paciência e bastante habilidade das equipes que encararam várias situações diferentes no Canal de São Sebastião.
O dia começou com Recon (regatas suspensas) em terra, já que os ventos pela manhã não passavam de dois ou três nós. Momento de aguardar, conferir o barco e colocar a conversa em dia na varanda do Yacht Club de Ilhabela.
Por volta das 11h40 veio a liberação da comissão de regatas para o início das competição no dia, agora com um surpreendente vento sul na casa dos 10 a 15 nós.
A linha de largada foi montada nas proximidades do Yacht Club, com boia de barlavento posicionada pouco antes do Terminal de São Sebastião.
Bonita de se ver, a regata teve a flotilha ocupando todo o Canal e a primeira vitória do dia coube à equipe Pé de Vento, de Vasco Simões. O Espetáculo II, de Luis Fernando Staub conquistou a segunda colocação, seguido do Quantum, de Robert Scheidt. Na quarta e quinta colocações, respectivamente, o Crazy Phoenix, de Eduardo Melchert e o Onda, de Eduardo de Souza Ramos.
Rapidamente a comissão aprontou a raia para a segunda regata do dia, também com ventos sul, mas, desta vez um pouco menos intensos. Novo “desfile” da flotilha pelo Canal, até que na perna de barlavento o vento diminuiu de tal maneira que não houve outra alternativa senão anular a regata.
A essa altura, se o vento sul enfraqueceu, ao norte do Canal era possível identificar melhores condições, e assim foi feito.
A terceira largada do dia ocorreu com um vento leste de cerca de 8 a 10 nós que proporcionou nova disputa acirrada, que terminou com a vitória do Ginga, de Breno Chvaicer, seguido do Pé de Vento e com o Quantum na terceira colocação. O Sexi, de Andreas Mirow e o Joly Roger, de Fabio Bodra, terminaram em quarto e quinto.
Com a realização de mais duas regatas válidas hoje, o Quantum assumiu a liderança do campeonato, na geral, seguido do Ginga e do Pé de Vento.
Considerando as categorias, Espetáculo II, Pé de Vento e Marília, de Vilnei Goldmeier são os três primeiros colocados da Owner Driver.
Na categoria Sportsmam o Gurupés Sailing Team, de Márcio Cruz, lidera, seguido do Ah Muleque, de Ricardo Ricardi e com o Joly Roger na terceira colação.
Mais dois dias de regatas estão programados para o 19º Campeonato Brasileiro de HPE25 neste sábado e domingo.
Confira aqui os resultados acumulados gerais e neste link os resultados acumulados por categorias.