Com vitória do Espetáculo II, termina o Estadual do Rio
Após oito regatas disputadas em dois finais de semana (16/17 e 23/24 de setembro), o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro terminou com a vitória do barco paulista Espetáculo II, de Luis Fernando Staub, que acumulou 7 pontos (já considerado o descarte do pior resultado). A equipe paulista teve um excepcional campeonato, ao vencer 7 das 8 regatas.
A disputa pelas demais colocações teve mais alternância de resultados, tanto que o segundo colocado, o Three Musketeers, de Alberto Guarischi obteve durante a série, dois sétimos, dois segundos, um quarto e um quinto lugar. Os resultados do Crazy Phoenix, terceiro na geral, também mostram que a alternância de colocações foi uma constante durante o campeonato. A equipe obteve uma terceira colocação, uma quarta, dois quinto-lugares, um sexto, um sétimo e um nono.
“Foi um ótimo campeonato e com nível muito alto. Parabenizamos todas as tripulações, que navegaram em alto nível, em especial, o Espetáculo II e o Crazy Phoenix. A organização do campeonato também merece elogios. De nossa parte observamos detalhes que vamos corrigir para o Brasileiro que se aproxima”, comenta Alberto Guarischi, comandante do Three Musketeers, que teve também na tripulação, André Guarischi, Maurício Santa Cruz e Pedro Tinoco.
Mario Lindenhayn, do Crazy Phoenix, (Victor Lira, Fabio Melchert e Eduardo Melchert), comemora a terceira colocação geral:
“O campeonato foi fantástico, com muito boas condições de vento. As regatas foram todas de altíssimo nível e os barcos todos andando muito próximos. Ficamos felizes em conseguir manter uma constância em todas as regatas em um campeonato tão disputado”.
Para o capitão de flotilha do Rio de Janeiro, Ricardo Ricardi, o campeonato trouxe uma boa repercussão para a classe HPE25:
“A recepção às equipes no Iate Clube do Rio de Janeiro foi muito positiva, tanto para os barcos de fora, quanto para as equipes nas confraternizações pós-regata a na premiação. Na água, regatas técnicas, em uma raia difícil, na qual o Espetáculo, realmente teve uma performance excepcional. Mas olhando as demais colocações vimos uma grande alternância de resultados, equipes chegando sempre muito juntas e mostrando o nível elevado dos velejadores”.
Ricardi comenta ainda que o Estadual foi uma boa plataforma para os testes do Brasileiro que será disputado no Rio em novembro.
“Acho que todos ficaram satisfeitos tanto com a raia, quanto com o clube. O evento foi um excelente ‘warm up’ para o Brasileiro, penso que este próximo campeonato será ainda mais disputado, com a presença de mais equipes de outros estados”.
Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 será disputado de 16 a 19 de novembro, no ICRJ.
Encontre aqui as fotos por Fred Hoffmann