Three Musketeers vence o estadual do Rio

Um dia emocionante na Baía da Guanabara foi este domingo, em que foram disputadas as duas últimas regatas do Campeonato Estadual.

Empatados na primeira colocação, o Espetáculo (Luis Fernando Staub, Martin Lowy, Nick Garcia e Otávio Cardoso), de São Paulo e o Three Musketeers (Alberto e André Guarischi, Pedro Tinoco e Maurício Santa Cruz), do Rio de Janeiro, foram para a primeira regata do dia com claro objetivo de garantir a liderança no campeonato e a pressão se fez sentir na desclassificação do Three Musketeers, que largou escapado, e no fato da equipe paulista não ter terminado a primeira regata do dia.

Melhor para o Ginga, de Breno Chvaicer, Vicente Monteiro, William e Wilson Moura, que aproveitou para vencer a primeira regata do dia “colando” no líder e “embolando” ainda mais as possibilidades para a segunda regata de hoje.

E assim foi. Mais cautelosos, tanto Espetáculo, quando o Three Musketeers, desta vez largaram sem problemas. Em uma última disputa acirrada quem levou a melhor foi o Espetáculo, que venceu a última regata do campeonato, com o Pé de Vento (Vasco Simões, Juninho de Jesus, Amauri de Jesus e Henrique Gomes) em segundo e com o TakeAshauer (Marcos e Cassio Ashauer, Ana Carolina e Eduardo Matheus) na terceira colocação.

Colocação Geral

A vitória do Espetáculo na última regata não foi suficiente para manter a liderança que a equipe vinha tendo e o barco paulista terminou o campeonato na terceira colocação geral, atrás do Ginga, segundo geral, e do grande campeão, o Three Musketeers.

“Estamos muito felizes. Já sabíamos que o campeonato seria decidido no último popa e foi realmente o que aconteceu. Regatas incríveis e uma flotilha de alto nível mostra que a HPE é hoje uma das melhores classes do Brasil”, comenta André Guarischi, comandante do Three Musketeers.

Para o tático da equipe, Maurício Santa Cruz, “os paulistas estão hoje em um nível técnico muito alto, talvez até mais do que nós (cariocas), mas tivemos o campeonato disputado em nossa “casa” o que fez a diferença por conhecermos bem a raia”.

“Foi um prazer voltar a disputar regatas aqui no Rio e com uma flotilha muito técnica. Hoje conseguimos velejar bem e estamos muito satisfeitos com esta segunda colocação geral”, comenta o comandante do Ginga, Breno Chvaicer.

“O campeonato de altíssimo nível só engrandece a Classe HPE. Como eu havia comentado ontem, tinha certeza de que o campeonato só seria decidido na última regata, o que de fato aconteceu”, comentou Luis Fernando Staub, comandante do Espetáculo, que hoje não conseguiu terminar a primeira regata por ter enroscado seu barco em um grande plástico nas águas da Guanabara.

“Não ter terminado a primeira regata de hoje nos fez sair da disputa pela liderança, mas, coisas do esporte. Valeu muito ter corrido o Estadual e agora, foco no brasileiro da Bahia”, finaliza Staub.

Para o velejador do TakeAshauer e presidente da Classe HPE, Cassio Ashauer, o campeonato foi marcado pelo elevado nível técnico:

“Tivemos aqui nestes dias, todos os ventos que sopram aqui no Rio, o que contribuiu para que as regatas fosse muito técnicas, muito difíceis, com cinco barcos vencendo as oito regatas. Isso mostra o atual estágio da classe HPE, certamente uma das mais técnicas e disputadas atualmente.

E vale citar que tivemos um campeonato de alto nível dentro e fora d’água, com o patrocínio da XP, e o copatrocínio da PGL e da Quantum, foi possível elevar o nível do evento com merecem os velejadores da HPE25”.

Ricardo Ricardi, coordenador da flotilha carioca comemora o sucesso do campeonato: “deu tudo certo! Dias bons, regatas disputadas, 21 barcos, aqui do Rio, São Paulo e também os baianos, enfim, foi um campeonato a guardar na memória”.

Confira os resultados finais do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro

O 15º Campeonato Estadual Unique XP da Classe HPE25 é realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e tem como patrocinador máster a Unique XP e patrocino da Quantum Sail e PGL Brasil.