Campeonato estadual do Rio terá decisão nas últimas regatas

Três dias de competição, seis regatas disputadas e um equilíbrio na flotilha.

Assim pode ser descrita a disputa que acontece nas águas da Baía da Guanabara em busca do troféu do 15º Campeonato Estadual Unique XP.

Cariocas e paulistas estão empatados na liderança do campeonato, com os mesmos 14 pontos acumulados, já considerado o descarte da pior colocação.

O carioca Three Musketeers, de Alberto e André Guarischi, Pedro Tinoco e Maurício Santa Cruz disputa regata a regata com o paulista Espetáculo, de Luis Fernando Staub, Martin Lowy, Nick Garcia e Otávio Cardoso.

Curiosamente, líder e vice-líder do campeonato não tem nenhuma vitória, mas, em um torneio que até agora, em seis regatas, teve cinco vencedores diferentes, a regularidade tem sido fator importante para garantir a liderança.

Para Alberto Guarischi, comandante do Three Musketeers, isso demonstra o equilíbrio do campeonato: “Veja, sem o descarte, estamos 6 pontos a frente do segundo, aplicando o descarte, ficamos empatados. O que mostra que qualquer resultado faz toda a diferença no final. Como eu comentei na semana passada, o vencedor deste campeonato será a equipe que conseguir mais regularidade. Agora, uma coisa é certa, as regatas estão sendo muito boas”.

“Está sendo muito prazeroso estar aqui e disputar este campeonato de altíssimo nível técnico.  Muitas tripulações tem condições de ganhar o campeonato, o que mostra a competitividade do torneio. Eu realmente acredito que vamos conhecer o vencedor apenas na última regata”, comenta o comandante do Espetáculo, Luis Fernando Staub.

Na primeira regata disputada no dia de hoje a vitória foi do barco de Ilhabela Pé de Vento, de Vasco Simões, Juninho de Jesus, Amauri de Jesus e Henrique Gomes. Em segundo o Three Musketeers e em terceiro o Espetáculo.

O Pânico, de Lucas Mesquita, Wagner Rodrigues, Douglas Gomm e Bernardo Araripe venceu a segunda regata, com o Espetáculo em segundo e o também ilhabelense Ginga, de Breno Chvaicer, Vicente Monteiro, William e Wilson Moura, na terceira colocação.

O Ginga, aliás, é o terceiro colocado geral no campeonato, somando até aqui 20 pontos. Em quarto, quinto e sextos, todos com 25 pontos, respectivamente: TakeAshauer (Marcos e Cássio Ashauer, Ana Carolina e Eduardo Matheus), Pé de Vento e Saci/PGL (Fabio Cotrim, Ricardo Canepa, José Hackerott e Matheus Soares).

Amanhã, 25 de setembro, acontecem as regatas finais a a premiação, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Confira aqui os resultados

O 15º Campeonato Estadual XP Unique da Classe HPE25 é realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e tem como patrocinador máster a Unique XP e patrocino da Quantum Sail e PGL Brasil.

Veja todas as fotos aqui