Veleiros paulistas participam do Campeonato Estadual
O Campeonato é Estadual do RJ, mas a oportunidade de velejar na Baía da Guanabara e aproveitar a hospitalidade do Iate Clube do Rio de Janeiro, atraiu também a flotilha de São Paulo. Dos 15 barcos participantes do Estadual, 4 vieram de águas paulistas e a proximidade com o Campeonato Brasileiro, na mesma raia, é um dos motivos desta participação.
“Estamos usando esse campeonato para treinar para o Brasileiro. A turma do Rio e as equipes de São Paulo que vieram estão muito afiadas e estamos vendo a estreia de barcos novos que estão bem competitivos também, comenta Fabio Cotrim, comandante do veleiro paulista Saci, que ressalta ainda outro motivo para comparecer ao Estadual: o ICRJ recebe muito bem barcos e tripulações e vale lembrar que estamos velejando na raia das olimpíadas do Rio que é muito técnica e divertida.
Mario Lindenhayn, comandante do veleiro Crazy Phoenix, confirma: o primeiro final de semana do Estadual do Rio foi fantástico. Fomos muito bem recebidos no Iate Clube. Todas as regatas tiveram condições difíceis e cada posição muito disputada. Os barcos estão andando bastante próximos e com um nível técnico muito alto”.
O velejador comenta a intenção da equipe de se preparar para o Brasileiro: “Nosso plano é ficar com o barco no Rio até o Campeonato Brasileiro e buscar treinar algumas vezes até lá. Estou seguro que teremos um Campeonato Brasileiro fantástico em novembro. Será um dos campeonatos mais competitivos da vela brasileira deste ano”, finaliza.
O Estadual, que prossegue neste próximo final de semana, marca também a volta do comandante Vasco Simões e da equipe do veleiro Pé de Vento, uma tripulação de Ilhabela, que há algum tempo estavam ausentes das raias.
Um dos mais novos barcos da flotilha HPE25, o paulista Espetáculo II, o veleiro 64, assumiu a liderança do campeonato, após três regatas já disputadas:
Viemos para o Rio após fazer os acertos necessários no barco e de treinar apenas quatro dias na Guarapiranga, mas a velejada e o alto nível das equipes tem exigido bastante do nosso time. Agora é voltar à raia para as regatas finais”, comenta Luis Fernando Staub, comandante da equipe.
O Estadual termina no próximo final de semana, dias 23 e 24 de novembro e o Campeonato Brasileiro da HPE25 acontece também no Iate Clube do Rio de Janeiro, de 16 a 19 de novembro.
Confira aqui os resultados acumulados do primeiro final de semana