Com vitória do Ginga, termina o 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE

A baía baía de Todos-os-Santos conheceu na tarde de hoje o grande campeão do 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE, após quatro dias de competição.

Foram, ao todo, 10 regatas entre os dias 2 e 5 de novembro, no primeiro Brasileiro realizado no nordeste.

Hoje foram disputadas as duas últimas regatas com ventos sul, de 17 a 22 nós e um mar muito agitado.

A primeira teve vitória da equipe gaúcha Ximango, do comandante Paulo Gonçalves,  seguido do paulista Ginga, comandado por Breno Chvaicer, em segundo e com o também paulista Saci/PGL, de Fabio Cotrim, em terceiro. A equipe venceu também a segunda regata do dia.

Em segundo, nesta última regata, o Ginga, com o veleiro Three Musketeers, comandado por Alberto Guarischi, em terceiro.

Ginga sagra-se campeão

Coube à equipe Ginga levantar a tão cobiçada taça de Campeões Brasileiros 2022:

“Estamos muito felizes com o Campeonato aqui no Aratu e também muito felizes com a equipe que está cada vez mais entrosada, o que nos permitiu esta conquista. Muito importante para nós este quarto campeonato brasileiro. Realizar o evento aqui foi um feito muito importante para a Classe, porque a logística não foi nada fácil para trazer os barcos até a Bahia. Quero ressaltar a importância fundamental da Marinha para a realização do Campeonato”, comenta o comandante Breno Chvaicer, que contou com Wilson Moura, Gabriel Silva e Vicente Monteiro na equipe que terminou a campanha com 25 pontos acumulados nas 9 regatas (já contanto o descarte).

“Estamos muito felizes com o vice-campeonato em uma competição muito difícil e disputada. O Ginga merecidamente ganhou e temos que nos aprimorar para crescermos. O projeto de nossa equipe tem seis anos e estamos sempre nos aprimorando. Faltou um pouco pra chegar lá, o que não tira o brilho do campeão, muito menos da organização fantástica deste Campeonato Brasileiro”, relata Luis Fernando Staub, comandante da equipe Espetáculo, segundo colocado geral, com 31 pontos. A equipe foi formada ainda por Nem Wanderley, Otavio Cardoso e Martin Lowy.

Em terceiro, no geral, com 35 pontos, o Three Musketeers de Alberto Guarischi, e André Guarischi, Pedro Tinoco e Mauricio Santa Cruz.

“Mais um vez a classe HPE25 mostrando a sua força. Um campeonato brilhante, ventos fortes, disputas acirradas e os anfitriões deram um show na organização. Na água, venceu o mais consistente. Parabéns ao Ginga, Espetáculo, a comissão organizadora, comissão de regata, juria e a todos que contribuíram para o evento acontecer. Salvador deixará saudades e voltaremos em breve”, declara o comandante Alberto Guarischi.

Em quarto e quinto lugares, respectivamente, a equipe Saci/PGL, de Fabio Cotrim, Ricardo Canepa, Jorge Zarif e Anderson Brandão e Mussulo 25 (José Guilherme Caldas,
Juliana Duque, Rafael Martins e Frederico Baumert).

“Terminamos hoje o campeonato com a sensação de dever cumprido. Organizar um campeonato deste porte com o nível de velejadores que participaram foi um desafio enorme.  Tivemos condições de tempo que proporcionou belas regatas e eu gostaria muito de agradecer nossos patrocinadores, a Classe HPE e a Marinha do Brasil. O Aratu Iate Clube se sente muito honrado de ter conseguido realizar este inesquecível Campeonato Brasileiro”, ressalta André Costa, gerente do Aratu Iate Clube.

Cassio Ashauer, presidente da Classe HPE25 resume assim este grande evento: “Quando pensamos em realizar o campeonato aqui (na Bahia) ninguém achou que conseguiríamos. Mas, realizamos ‘O’ campeonato. E o legado deste evento é mostrar que a Classe HPE é, de fato, uma classe nacional. Só tenho elogios ao Aratu Iate Clube e aos coordenadores das flotilhas também. A sensação é de dever cumprido”.

Lucio Bahia, capitão da flotilha baiana, comenta a satisfação de ter realizado o evento “Em nome do Aratu Iate Clube eu gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse evento, competidores, juria, patrocinadores e a Marinha do Brasil. Foi uma semana incrível, com condições de regatas as mais variadas. Desde ventos de 8 até 23 nós, mar calmo, mar agitado, sol, chuva, regatas técnicas e um grande esforço para receber bem a todos.

Os participantes estão elogiando muito e para nós foi uma satisfação ter contado com barcos de todo o Brasil aqui. Ainda não está definido onde será o próximo, mas com certeza vamos nos encontrar”.

A premiação do 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE aconteceu ao final da tarde no Aratu Iate Clube.

O 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE é uma realização do Aratu Iate Clube. Tem o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Dasa, Clínica Amo, Hospital da Bahia, Porto Salvador Marina, Magma Yachts, Quantum Sails e Z6 Náutica. Apoios FENEB e Marinha do Brasil.

Veja aqui todas as fotos das regatas

Confira os resultados finais: