Three Musketeers vence o estadual do Rio
Um dia emocionante na Baía da Guanabara foi este domingo, em que foram disputadas as duas últimas regatas do Campeonato Estadual.
Empatados na primeira colocação, o Espetáculo (Luis Fernando Staub, Martin Lowy, Nick Garcia e Otávio Cardoso), de São Paulo e o Three Musketeers (Alberto e André Guarischi, Pedro Tinoco e Maurício Santa Cruz), do Rio de Janeiro, foram para a primeira regata do dia com claro objetivo de garantir a liderança no campeonato e a pressão se fez sentir na desclassificação do Three Musketeers, que largou escapado, e no fato da equipe paulista não ter terminado a primeira regata do dia.
Melhor para o Ginga, de Breno Chvaicer, Vicente Monteiro, William e Wilson Moura, que aproveitou para vencer a primeira regata do dia "colando" no líder e "embolando" ainda mais as possibilidades para a segunda regata de hoje.
E assim foi. Mais cautelosos, tanto Espetáculo, quando o Three Musketeers, desta vez largaram sem problemas. Em uma última disputa acirrada quem levou a melhor foi o Espetáculo, que venceu a última regata do campeonato, com o Pé de Vento (Vasco Simões, Juninho de Jesus, Amauri de Jesus e Henrique Gomes) em segundo e com o TakeAshauer (Marcos e Cassio Ashauer, Ana Carolina e Eduardo Matheus) na terceira colocação.
Colocação Geral
A vitória do Espetáculo na última regata não foi suficiente para manter a liderança que a equipe vinha tendo e o barco paulista terminou o campeonato na terceira colocação geral, atrás do Ginga, segundo geral, e do grande campeão, o Three Musketeers.
"Estamos muito felizes. Já sabíamos que o campeonato seria decidido no último popa e foi realmente o que aconteceu. Regatas incríveis e uma flotilha de alto nível mostra que a HPE é hoje uma das melhores classes do Brasil", comenta André Guarischi, comandante do Three Musketeers.
Para o tático da equipe, Maurício Santa Cruz, "os paulistas estão hoje em um nível técnico muito alto, talvez até mais do que nós (cariocas), mas tivemos o campeonato disputado em nossa "casa" o que fez a diferença por conhecermos bem a raia".
"Foi um prazer voltar a disputar regatas aqui no Rio e com uma flotilha muito técnica. Hoje conseguimos velejar bem e estamos muito satisfeitos com esta segunda colocação geral", comenta o comandante do Ginga, Breno Chvaicer.
"O campeonato de altíssimo nível só engrandece a Classe HPE. Como eu havia comentado ontem, tinha certeza de que o campeonato só seria decidido na última regata, o que de fato aconteceu", comentou Luis Fernando Staub, comandante do Espetáculo, que hoje não conseguiu terminar a primeira regata por ter enroscado seu barco em um grande plástico nas águas da Guanabara.
"Não ter terminado a primeira regata de hoje nos fez sair da disputa pela liderança, mas, coisas do esporte. Valeu muito ter corrido o Estadual e agora, foco no brasileiro da Bahia", finaliza Staub.
Para o velejador do TakeAshauer e presidente da Classe HPE, Cassio Ashauer, o campeonato foi marcado pelo elevado nível técnico:
"Tivemos aqui nestes dias, todos os ventos que sopram aqui no Rio, o que contribuiu para que as regatas fosse muito técnicas, muito difíceis, com cinco barcos vencendo as oito regatas. Isso mostra o atual estágio da classe HPE, certamente uma das mais técnicas e disputadas atualmente.
E vale citar que tivemos um campeonato de alto nível dentro e fora d'água, com o patrocínio da XP, e o copatrocínio da PGL e da Quantum, foi possível elevar o nível do evento com merecem os velejadores da HPE25".
Ricardo Ricardi, coordenador da flotilha carioca comemora o sucesso do campeonato: "deu tudo certo! Dias bons, regatas disputadas, 21 barcos, aqui do Rio, São Paulo e também os baianos, enfim, foi um campeonato a guardar na memória".
Confira os resultados finais do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro
O 15º Campeonato Estadual Unique XP da Classe HPE25 é realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e tem como patrocinador máster a Unique XP e patrocino da Quantum Sail e PGL Brasil.
Campeonato estadual do Rio terá decisão nas últimas regatas
Três dias de competição, seis regatas disputadas e um equilíbrio na flotilha.
Assim pode ser descrita a disputa que acontece nas águas da Baía da Guanabara em busca do troféu do 15º Campeonato Estadual Unique XP.
Cariocas e paulistas estão empatados na liderança do campeonato, com os mesmos 14 pontos acumulados, já considerado o descarte da pior colocação.
O carioca Three Musketeers, de Alberto e André Guarischi, Pedro Tinoco e Maurício Santa Cruz disputa regata a regata com o paulista Espetáculo, de Luis Fernando Staub, Martin Lowy, Nick Garcia e Otávio Cardoso.
Curiosamente, líder e vice-líder do campeonato não tem nenhuma vitória, mas, em um torneio que até agora, em seis regatas, teve cinco vencedores diferentes, a regularidade tem sido fator importante para garantir a liderança.
Para Alberto Guarischi, comandante do Three Musketeers, isso demonstra o equilíbrio do campeonato: "Veja, sem o descarte, estamos 6 pontos a frente do segundo, aplicando o descarte, ficamos empatados. O que mostra que qualquer resultado faz toda a diferença no final. Como eu comentei na semana passada, o vencedor deste campeonato será a equipe que conseguir mais regularidade. Agora, uma coisa é certa, as regatas estão sendo muito boas".
"Está sendo muito prazeroso estar aqui e disputar este campeonato de altíssimo nível técnico. Muitas tripulações tem condições de ganhar o campeonato, o que mostra a competitividade do torneio. Eu realmente acredito que vamos conhecer o vencedor apenas na última regata", comenta o comandante do Espetáculo, Luis Fernando Staub.
Na primeira regata disputada no dia de hoje a vitória foi do barco de Ilhabela Pé de Vento, de Vasco Simões, Juninho de Jesus, Amauri de Jesus e Henrique Gomes. Em segundo o Three Musketeers e em terceiro o Espetáculo.
O Pânico, de Lucas Mesquita, Wagner Rodrigues, Douglas Gomm e Bernardo Araripe venceu a segunda regata, com o Espetáculo em segundo e o também ilhabelense Ginga, de Breno Chvaicer, Vicente Monteiro, William e Wilson Moura, na terceira colocação.
O Ginga, aliás, é o terceiro colocado geral no campeonato, somando até aqui 20 pontos. Em quarto, quinto e sextos, todos com 25 pontos, respectivamente: TakeAshauer (Marcos e Cássio Ashauer, Ana Carolina e Eduardo Matheus), Pé de Vento e Saci/PGL (Fabio Cotrim, Ricardo Canepa, José Hackerott e Matheus Soares).
Amanhã, 25 de setembro, acontecem as regatas finais a a premiação, no Iate Clube do Rio de Janeiro.
O 15º Campeonato Estadual XP Unique da Classe HPE25 é realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e tem como patrocinador máster a Unique XP e patrocino da Quantum Sail e PGL Brasil.
Velas Quantum novas (Grande, Buja e Balão)
Proprietário | Eduardo Dipp |
---|---|
Telefone | 51 99998-2156 - dreduardodipp@gmail.com |
Adrian Hilbert
Contatos:
@ adrianhilbert@poli.ufrj.br
🕾 21986300148
Disponibilidade:
Rio de Janeiro
Experiência:
Contando um pouco da minha experiência, velejo há mais de 15 anos, já passei pelas classes Laser, Ranger 22, Skipper 21 e Skipper 30, onde fiz a função de proeiro e na secretária.
Além disso, tive a experiência de realizar a travessia Rio de Janeiro e Recife e curso Engenharia Naval na UFRJ.
Estadual do Rio termina primeiro final de semana com liderança do Three Musketeers
Com a realização de mais duas regatas na tarde deste domingo, prosseguiu o 15º Estadual XP Unique, no Rio de Janeiro.
E este domingo foi um belo dia para a equipe TakeAshauer, do comandante Marcos Ashauer, com Ana Carolina, Cassio Ashauer e Eduardo Matheus, que venceram as duas regatas.
Mas essas vitórias não foram suficientes para compensar a equipe, que não correu a primeira regata e impedir que o Three Musketeers, de Alberto Guarischi, Pedro Tinoco e Maurício Santa Cruz, (dois quartos e dois segundo-lugares) assumisse a liderança do campeonato.
"Hoje para a gente o dia foi especial. Duas vitórias depois de um sábado complicado, com o barco andando bem e a equipe entrosada. Estamos ainda na metade do campeonato e não tem nada decidido. A raia é muito técnica os times são de alto nível e o desafio da próxima, semana vai ser grande. Agora, em nome da classe, estamos muito contentes com o campeonato. A participação da Unique XP da PGL, da Quantum, a organização aqui do Iate Clube do Rio de Janeiro... está sendo um grande evento", comenta o Cassio Ashauer, que além de tripulante do TakeAshauer é presidente da Classe HPE25.
Na terceira colocação, o Espetáculo, (Luis Fernando Staub, Martin Lowy, Nicolas Garcia e Otávio Cardoso), que tinha terminado o dia de ontem na liderança, sofreu com um 11º na primeira regata de hoje.
Empatado na colocação geral com o Espetáculo (20 pontos acumulados), em terceiro lugar, vem o Saci, de Fábio Cotrim, Ricardo Canepa, Jorge Zarif e Matheus Soares.
De Ilhabela, o Ginga, de Breno Chvaicer, Vicente Monteiro, Wilson e Willian Moura, termina o primeiro final de semana na quarta colocação, com 23 pontos no campeonato.
E no grupo dos cinco primeiros, o TakeAshauer, com 27 pontos.
"Temos neste campeonato um nível muito alto com várias equipes com chances reais de serem campeões. A regularidade sem nenhuma dúvida definirá o vencedor. Com uma flotilha tão equilibrada, qualquer resultado ruim ou mesmo uma penalidade pode arruinar o resultado final", comenta o comandante Alberto Guarischi, líder do campeonato, da Equipe Three Musketeers, que apesar de não ter conseguido ainda nenhuma vitória esteve entre os quatro primeiros em todas as regatas
Assim termina este primeiro final de semana do Estadual, mas a próxima semana reserva mais adrenalina para as 21 equipes participantes, já que estão previstas mais quatro regatas.
O 15º Campeonato Estadual XP Unique da Classe HPE25 é realizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e tem como patrocinador máster a Unique XP e patrocínio da Quantum Sail e PGL Brasil.
Confira aqui os resultados acumulados.