Abertas as inscrições para o 17º Campeonato Brasileiro
Inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft48kxrUmwc4UA2VNsLtTSE893qfczIgtf8fGHHw-uEst2EA/viewform
Vai ter gosto de dendê o 17º Campeonato Brasileiro da Classe HPE que acontece entre os dias 2 e 6 de novembro de 2022, na Bahia.
O evento é organizado pelo Atatu Iate Clube, que já conta com uma flotilha de 9 barcos, a expectativa é da participação de mais 15 barcos de outros estados.
"Esperamos um campeonato com excelente nível técnico e mais de 25 barcos. Velejar na Bahia com ventos constantes, temperatura da água e a receptividade que só os baianos sabem fazer, é um oportunidade que ninguém pode perder", comenta Lúcio Bahia, capitão da flotilha Baiana e comandante do HPE Cartola.
O Aratu Iate Clube está extremamente empenhado na organização do evento, conforme relata o gerente geral do clube, o comandante do Jack Sparrow, André Costa:
"Sediar o Brasileiro de HPE 25 será um momento épico para o Aratu Iate Clube e para a flotilha baiana da classe. Toda comunidade náutica baiana está envolvida nesse desafiador projeto. O clube já respira o evento desde quando ele foi confirmado na Bahia e o intuito é organizar um campeonato impecável na parte técnica e festiva. A Baía de Todos os Santos, local mágico para a prática do Iatismo, estará em festa em novembro, vamos receber os velejadores de fora com muito axé, alegria e competitividade . Aguardamos todos".
Pedro Mutti de Carvalho, comodoro do Aratu, complementa lembrando o crescimento que a classe vem tendo no estado:
"A Bahia se consolidou, no último ano, como uma das maiores flotilhas da classe HPE25 no Brasil, classe mais competitiva do país, sendo o Aratu Iate Clube a sede das 9 embarcações, número que enquadra a Bahia como a terceira maior Flotilha do Brasil.
Estamos preparando um evento especial com o profissionalismo e competência que o nosso Clube possui na organização de campeonatos e regatas, como a tradicional e cinquentenária Regata Aratu-Maragojipe, tudo isso regado ao charme e ao axé da nossa Bahia".
Para o presidente da Classe HPE25, Cassio Ashauer, "o Campeonato Brasileiro na Bahia é uma oportunidade de disputarmos regatas em uma raia diferente das tradicionais, no Rio e em São Paulo e isso é muito bom, afinal temos um país diverso e raias fantásticas. Estou acompanhando de perto o envolvimento do pessoal da Bahia na organização do evento e não tenho dúvidas de que será um grande campeonato".
O velejador, comandante do Lasquinê e diretor de esportes e eventos do Aratu, Moacyr Montenegro Jr., finalizada lembrando que a expectativa para o campeonato está grande não só entre os organizadores, mas também entre os velejadores, que já podem realizar a sua inscrição:
"É um momento muito esperado pelo Aratu e pela tripulação do Lasquinê (032) a abertura das inscrições do 17º Campeonato Brasileiro de HPE 25 em Salvador!
Os trabalhos começaram desde o ano passado para fazer desta edição um evento mais do que especial, e agora, com as inscrições abertas, começa a contagem regressiva para as regatas."
Veja aqui o Aviso de Regata
Sururu vence o Estadual da Bahia
O alto nível técnico do VII Campeonato Baiano de HPE25, disputado no fim de semana (12, 15 e 16) vem repercutindo de forma intensa entre os velejadores da classe, que se prepara para o inédito Campeonato Brasileiro de HPE25, disputado de 1° a 5 de novembro na Bahia.
O Mar Bahia conversou com o diretor de Vela do Aratu Iate Clube, Moacyr Montenegro Jr, que contou, não apenas sobre o evento como as grandes expectativas para receber a competição nacional.
"Com um total de oito regatas muito disputadas, o resultado final do Campeonato Baiano foi decidido na última prova, o que demonstra a dificuldade e o alto nível técnico da flotilha baiana (Veja aqui os resultados). Esta edição serviu, principalmente, como treino e testes para o Campeonato Brasileiro da classe, pois foram realizadas regatas nas duas áreas onde acontecerão as competições do campeonato nacional, além de ter sido experimentada a logística de acomodação dos HPEs na Marina Porto Salvador, no Comércio, que sediará parte do Brasileiro".
Ainda segundo Moacyr, o Campeonato Brasileiro de HPE25 terá uma programação intensa, que se inicia no dia 1° com uma regata (sem pontuação) e show de abertura na Porto Marina Salvador, e de 2 a 5 de novembro, regatas pontuadas no Banco da Penela e em frente a Inema, com base e show de encerramento no Aratu Iate Clube. "A expectativa é que cerca de 30 embarcações da classe HPE nacional participem do evento, incluindo os barcos da Escola Naval da Marinha do Brasil.
Gabriel Teixeira de Andrade e Silva
Contatos:
@ gabriel-teixeira.andrade@outlook.com.br
🕾 11986300148
Disponibilidade:
Rio de Janeiro
Experiência:
Sou aspirante da Escola Naval, tenho 3 anos de experiência na classe e gostaria de me aperfeiçoar. Já velejei em outros veleiros, oceânico e J24