Com vitória do Espetáculo II, termina o Estadual do Rio
Após oito regatas disputadas em dois finais de semana (16/17 e 23/24 de setembro), o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro terminou com a vitória do barco paulista Espetáculo II, de Luis Fernando Staub, que acumulou 7 pontos (já considerado o descarte do pior resultado). A equipe paulista teve um excepcional campeonato, ao vencer 7 das 8 regatas.
A disputa pelas demais colocações teve mais alternância de resultados, tanto que o segundo colocado, o Three Musketeers, de Alberto Guarischi obteve durante a série, dois sétimos, dois segundos, um quarto e um quinto lugar. Os resultados do Crazy Phoenix, terceiro na geral, também mostram que a alternância de colocações foi uma constante durante o campeonato. A equipe obteve uma terceira colocação, uma quarta, dois quinto-lugares, um sexto, um sétimo e um nono.
"Foi um ótimo campeonato e com nível muito alto. Parabenizamos todas as tripulações, que navegaram em alto nível, em especial, o Espetáculo II e o Crazy Phoenix. A organização do campeonato também merece elogios. De nossa parte observamos detalhes que vamos corrigir para o Brasileiro que se aproxima", comenta Alberto Guarischi, comandante do Three Musketeers, que teve também na tripulação, André Guarischi, Maurício Santa Cruz e Pedro Tinoco.
Mario Lindenhayn, do Crazy Phoenix, (Victor Lira, Fabio Melchert e Eduardo Melchert), comemora a terceira colocação geral:
"O campeonato foi fantástico, com muito boas condições de vento. As regatas foram todas de altíssimo nível e os barcos todos andando muito próximos. Ficamos felizes em conseguir manter uma constância em todas as regatas em um campeonato tão disputado".
Para o capitão de flotilha do Rio de Janeiro, Ricardo Ricardi, o campeonato trouxe uma boa repercussão para a classe HPE25:
"A recepção às equipes no Iate Clube do Rio de Janeiro foi muito positiva, tanto para os barcos de fora, quanto para as equipes nas confraternizações pós-regata a na premiação. Na água, regatas técnicas, em uma raia difícil, na qual o Espetáculo, realmente teve uma performance excepcional. Mas olhando as demais colocações vimos uma grande alternância de resultados, equipes chegando sempre muito juntas e mostrando o nível elevado dos velejadores".
Ricardi comenta ainda que o Estadual foi uma boa plataforma para os testes do Brasileiro que será disputado no Rio em novembro.
"Acho que todos ficaram satisfeitos tanto com a raia, quanto com o clube. O evento foi um excelente 'warm up' para o Brasileiro, penso que este próximo campeonato será ainda mais disputado, com a presença de mais equipes de outros estados".
Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro da Classe HPE25 será disputado de 16 a 19 de novembro, no ICRJ.
Encontre aqui as fotos por Fred Hoffmann
Todos aproveitam o Campeonato Estadual
A Classe HPE25 é uma das mais técnicas e com regatas acirradas. Basta olhar qualquer súmula acumulada de qualquer dos campeonatos disputados, para perceber uma alternância relevante nas colocações. Porém, o campeão é um só, claro. Mas mesmo quem não esteve entre os primeiros no último final de semana do Estadual do RJ, não deixou de aproveitar as velejadas em uma raia técnica como a da Baía da Guanabara.
O comandante do veleiro Vesper, Alex Finizola comenta que com o campeonato técnico, o entrosamento da tripulação faz diferença: "o campeonato segue em altíssimo nível como esperado, mas nossa tripulação não está com nível de entrosamento bom, pois infelizmente não tivemos tempo de treinar e velejar juntos. Mas participar está valendo para aprendermos muito do barco com a flotilha em alto nível, já pensando no Campeonato Brasileiro de novembro".
"O campeonato está sendo ótimo, com um nível alto. Tivemos dificuldade na regulagem e tocada no primeiro dia, mas já nos entrosamos e o barco andou bem melhor no último domingo.
Semana que vem promete ter excelentes disputas", se anima a comandante Chris Frediani, do veleiro Mandona.
Outra equipe que está buscando a melhor performance do novo barco é a Take Ashauer², do casco 63, um dos mais recentes HPE25 a ir para a água.
"Estamos contentes, porque estamos encontrando as regulagens do barco novo. Como velejávamos há muitos anos no 36, tínhamos as marcas e as referências para cada condição de mar e vento, o que estamos desenvolvendo no novo barco. A raia do Rio é muito desafiadora pelas condições de corrente, além do vento", comenta o comandante Marcos Ashauer.
Cassio Ashauer ressalta que além dos dois irmãos, a tripulação traz dois tripulantes vindos da Vela Jovem, com 16 anos: Ana Amorelli (Naná) e o Thomas Mendonça (Matraca).
Também estamos contentes com a evolução do time. É gratificante compartilhar conhecimento com os mais novos. Assim além de formarmos novos velejadores, também trazemos mais gente nova para a classe. Estamos bastante contentes com a evolução do time", finaliza Cassio.
As regatas continuam neste sábado, 23/9 e domingo conheceremos os campeões!
Veleiros paulistas participam do Campeonato Estadual
O Campeonato é Estadual do RJ, mas a oportunidade de velejar na Baía da Guanabara e aproveitar a hospitalidade do Iate Clube do Rio de Janeiro, atraiu também a flotilha de São Paulo. Dos 15 barcos participantes do Estadual, 4 vieram de águas paulistas e a proximidade com o Campeonato Brasileiro, na mesma raia, é um dos motivos desta participação.
"Estamos usando esse campeonato para treinar para o Brasileiro. A turma do Rio e as equipes de São Paulo que vieram estão muito afiadas e estamos vendo a estreia de barcos novos que estão bem competitivos também, comenta Fabio Cotrim, comandante do veleiro paulista Saci, que ressalta ainda outro motivo para comparecer ao Estadual: o ICRJ recebe muito bem barcos e tripulações e vale lembrar que estamos velejando na raia das olimpíadas do Rio que é muito técnica e divertida.
Mario Lindenhayn, comandante do veleiro Crazy Phoenix, confirma: o primeiro final de semana do Estadual do Rio foi fantástico. Fomos muito bem recebidos no Iate Clube. Todas as regatas tiveram condições difíceis e cada posição muito disputada. Os barcos estão andando bastante próximos e com um nível técnico muito alto".
O velejador comenta a intenção da equipe de se preparar para o Brasileiro: "Nosso plano é ficar com o barco no Rio até o Campeonato Brasileiro e buscar treinar algumas vezes até lá. Estou seguro que teremos um Campeonato Brasileiro fantástico em novembro. Será um dos campeonatos mais competitivos da vela brasileira deste ano", finaliza.
O Estadual, que prossegue neste próximo final de semana, marca também a volta do comandante Vasco Simões e da equipe do veleiro Pé de Vento, uma tripulação de Ilhabela, que há algum tempo estavam ausentes das raias.
Um dos mais novos barcos da flotilha HPE25, o paulista Espetáculo II, o veleiro 64, assumiu a liderança do campeonato, após três regatas já disputadas:
Viemos para o Rio após fazer os acertos necessários no barco e de treinar apenas quatro dias na Guarapiranga, mas a velejada e o alto nível das equipes tem exigido bastante do nosso time. Agora é voltar à raia para as regatas finais", comenta Luis Fernando Staub, comandante da equipe.
O Estadual termina no próximo final de semana, dias 23 e 24 de novembro e o Campeonato Brasileiro da HPE25 acontece também no Iate Clube do Rio de Janeiro, de 16 a 19 de novembro.
Confira aqui os resultados acumulados do primeiro final de semana
Começa o Estadual no Rio de Janeiro
Aconteceu hoje, na Baía da Guanabara, RJ, as duas primeiras regatas do Estadual 2023.
Com a participação de 15 equipes as regatas aconteceram com vento sul e tempo quente e a primeira regata do dia teve vitória de um dos mais novos barcos da flotilha HPE25, o paulista Espetáculo II, o veleiro 64, que foi para a água a poucos dias.
"Tivemos dez dias para fazer os acertos do barco, desde que chegou do estaleiro e pudemos treinar efetivamente apenas quatro dias na Guarapiranga", comenta Luis Fernando Staub, comandante da equipe que tem ainda Fabio Pilar, Paulo Papadimitriou, Marina da Fonte e Otavio Cardoso.
Em segundo, nessa primeira regata, o Take Ashauer 2, de Marcos e Cassio Ashauer, Ana Carolina Amorelli e Thomas Mendonça, seguido do Sexi, de Andreas Mirow, Lucas Mesquita, Demóstenes Neto, Caio Swan e Douglas Gomm.
A segunda regata do dia teve vitória do Carioca fiote, de Roberto Luiz Martins, Gabriela Kidd, Isadora Dal Ri e Jeferson Qiuintanilha. Em segundo o Espetáculo e em terceiro o Take Ashauer.
Amanhã, prosseguem as regatas deste final de semana e o Campeonato termina no próximo final de semana, com as regata dos dias 23 e 24.
Confira aqui os resultados deste primeiro dia.