Abertas as inscrições para o 19º Campeonato Brasileiro de HPE25

As equipes interessadas em participar do 19º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25, que acontece de 29 de agosto a 1 de setembro, em Ilhabela, já podem realizar sua inscrição aqui neste link.

Ou diretamente no formulário abaixo:

Confira também o Aviso de Regata da Competição


Divulgado o AR do Campeonato Brasileiro 2024

A Classe HPE25 divulgou o Aviso de Regata do Campeonato Brasileiro 2024, que acontecerá de 29 de agosto a 1 de setembro, em Ilhabela, SP.

O evento conta com o apoio do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

As inscrições para o Brasileiro serão abertas em breve.

Faça aqui o download do AR em PDF


Vídeo oficial da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2024


Com vitória do Pé de Vento, termina a 51ª Semana de Vela Monotipos

Mais três regatas decisivas foram realizadas hoje em Ilhabela para a Classe HPE25,  encerrando a participação da classe na Semana de Vela de Ilhabela - Monotipos.

Ao todo nove regatas foram disputadas durante o campeonato, com uma alternância de posições impressionante, nesses quatro dias.

Ao final, entretanto, vitória do Pé de Vento, de Vasco Simões, Juninho de Jesus, Henrique Wisniewski, Amauri G. Jesus e Alex Kuhl.

"Foi um campeonato excelente, para nós, inclusive, que começamos mal, escapados já na primeira regata, foi muito bom poder ter feito um campeonato de recuperação e ter chegado ao final em primeiro. A flotilha está muito equilibrada e com regatas bem disputadas, o que já nos anima para o Campeonato Brasileiro. Já agendamos nossos treinos e eu recomendo a todos os velejadores da classe que venham para Ilhabela, pois não tenho dúvida que será um campeonato bastante disputado", comenta Vasco Simões, comandante do Pé de Vento.

Breno Chvaicer, comandante do Ginga, o segundo colocado geral, comenta também o nível técnico da flotilha: "basta olhar a súmula e ver a proximidade de pontos das equipes. O nível técnico da flotilha está alto, vem crescendo ao longo dos anos o que é muito o que é muito boom para a Classe. O campeonato não foi fácil. Começamos mal e fomos nos recuperando até chegar ao segundo lugar, mas sempre em regatas muito disputadas", completa Breno.

Além do comandante Breno Chvaicer, o ginga contou com Ronyon Silva, WilsonMoura e Vicente Monteiro.

Na terceira colocação geral, o Crazy Phoenix, de Mário Lindenhayn, Eduardo e Fabio Melchert, VitorLira eGustavo Santos.

"Eu acho que foram dias muito legais. Tivemos o primeiro, com ventos fracos e até mesmo uma regata anulada, mas, depois, dias de ventos constantes, sempre acima dos dez nós, que não favoreceram necessariamente um lado da raia, e que acabaram proporcionando regatas bem intensas. O que mais me impressionou é como as equipes estão andando juntas. Em quase todas as regatas a gente teve, seis, sete, oito barcos cruzando no mesmo minuto. Foi realmente uma prévia de como será o Brasileiro agora em agosto. Mais uma vez eu convido todos que puderem a estar presente pois tenho certeza de que será um belo campeonato", finaliza Mario.

A Semana de Vela de Ilhabela  Monotipos é uma realização da Prefeitura de Ilhabela e contou com o apoio da Escola de Vela de Ilhabela, Yacht Club de Ilhabela e Quantum Sails.

 


Três regatas são realizadas no penúltimo dia da 51ª Semana de Vela

Ao contrário dos dois dias anteriores, hoje a raia do Canal de São Sebastião estava preenchida por completo com um vento sul de intensidade sempre acima dos 15 nós, chegando a rajadas que se aproximavam dos 20 nós. Ondulação, correnteza, um dia frio e úmido foi o que encontraram as 12 equipes participantes da competição, que hoje realizou três regatas, "embolando" ainda mais o campeonato e comprovando a competitividade da Classe HPE25.

O dia foi bom para o Pé de Vento, de Vasco Simões, que conquistou dois segundo-lugares e um oitavo, assumindo, com isso, a liderança do campeonato, com 16 pontos acumulados, já considerado o descarte da pior colocação.

O Barco Brasil Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas, saltou para a segunda colocação geral, somando 19 pontos acumulados, após terminar as três regatas de hoje na quinta colocação. Na terceira colocação geral vem o Relaxa, de Arthur Vasconcellos, que hoje chegou em 9º, 1º e 3º, nas três regatas, e soma 20 pontos acumulados.

Mas vale ressaltar que as equipes que ocupam atualmente a quarta e quinta colocações no campeonato, somam os mesmos 20 pontos. O Crazy Phoenix e o  Revoada.

Resumindo, apenas quatro pontos separam os cinco primeiros colocados e a decisão do campeonato ficará para este domingo, quando serão disputadas as regatas finais.

>>>Fotos aqui<<<

 

Confira aqui os resultados em PDF

 

 

 

 


Dia de vento fraco permite apenas mais uma regata na Semana de Vela de Ilhabela

A 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela - Monotipos, prosseguiu hoje com a realização apenas de uma única regata para a Classe HPE25 e ainda assim, com poucas equipes conseguindo cruzar a linha de chegada, em razão do vento que diminuiu muito até praticamente parar no Canal de São Sebastião.

A regata de hoje foi disputada na área norte do Canal, mais ou menos na área onde a competição aconteceu ontem, porém com ventos que mal chegavam a 5 nós na largada.

A primeira perna da regata até que teve segmento, com o vento fraco, mas constante. A partir da segunda perna, entretanto, o vento rondado exigiu táticas diferentes da flotilha, que se dividiu entre os que navegavam mais próximos à ilha e os que optaram por velejar mais junto ao continente.

A terceira perna da regata foi desta forma, ainda com a flotilha dividida e a condição de vento diminuindo cada vez mais.

Na última perna aí sim o vento praticamente parou de soprar.

Ainda assim, a equipe Crazy Phoenix, de Mário Lindenhayn, conquistou a vitória, chegando à frente do Barco Brasil Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas, que cruzou a linha de chegada logo atrás.

Na sequência ainda aproveitaram o pouco vento o pé de Vento, de Vasco Simões, (3º), o Inaê Jr. de Bayard Umbuzeiro Neto e o Relaxa de Arthur Vasconcellos, na 4ª e 5ª colocações, respectivamente.

O Revoada, sob o comando de Marcelo Bellotti, foi o sexto e último veleiro da flotilha a conseguir cruzar a linha de chegada.

Com isso e a pós três regatas válidas, a disputa no acumulado da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, conta com o Crazy Phoenix, em primeiro, com 12 pontos, o Revoada, com 14 em segundo, com 17, na terceira e quarta colocações, respectivamente, o Pé de Vento e o Barco Brasil Mussulo.

Confira os resultados (ainda provisórios, pois alguns protestos apresentados hoje serão julgados amanhã cedo):

>>>Fotos do dia 12 aqui

Baixe aqui a planilha de resultados em PDF